Como o processo produtivo dos produtos sem glúten influencia no preço final?

Muito provavelmente você já se assustou  ao ver  o preço de um produto sem glúten. Se você nunca teve essa reação pode atirar a primeira pedra! De fato esses itens são mais caros se comparados aos produtos que levam a proteína do glúten. Mas você já imaginou por que isso acontece?

Hoje o Não Contém Glúten vai explicar como acontece o processo de fabricação dos produtos gluten free em empresas e de que maneira esse procedimento pode influenciar no valor final do produto! É importante ressaltar que as empresas desse ramo costumam manter um padrão dos procedimentos, mas isso não é uma regra, sendo possível que alguma instituição trabalhe de forma diferente. Além disso, produções caseiras não se encaixam no texto de hoje! Afinal, seguem um modelo diferente de trabalho.

Para este conteúdo ser feito contamos com a ajuda muito importante da Grani Amici, empresa especializada em produtos sem glúten, sem lactose e sem leite, que compartilhou com o Não contém Glúten como é todo o processo de fabricação deles para a comunidade celíaca entender melhor! Vem conferir!

As 7 etapas do processo de fabricação que influenciam no valor final dos produtos:

1- Compra dos insumos

Para esta primeira etapa, é necessário pesquisar e avaliar quais insumos serão utilizados e de quais fornecedores eles são. Afinal, é necessário ter todo cuidado com a matéria prima que chegará à fábrica dedicada aos produtos sem glúten. É importante frisar que a contaminação cruzada também pode acontecer durante a colheita dos ingredientes ou no transporte deles antes de chegar no local de fabricação! Por isso muitas empresas com foco em restrições alimentares prezam pela apresentação de laudos dos seus fornecedores para comprovar a seguridade dos insumos.

No caso da Grani Amici, que além de atender pessoas com restrições ao glúten também atende quem não pode consumir leite, um fornecedor só é aprovado com a existência e apresentação dos laudos para garantir a inexistência de traços de glúten ou de leite.

Nesta primeira etapa da cadeia produtiva, é possível refletir sobre a  dificuldade em encontrar produtores que disponibilizam essas matérias primas. A quantidade dos fornecedores é, com certeza, inferior a quantidade de abastecedores de trigo, por exemplo. Além disso, pela necessidade de apresentação do laudo, que precisa ser constante por medidas de segurança, o número de fornecedores que conseguem comprovar não ter a contaminação das suas matérias primas é menor ainda. 

2- Substituição do trigo

É importante ressaltar que, em muitas receitas com glúten, a farinha de trigo já é suficiente para fazer e deixar o alimento com uma ótima textura e sabor. Já nas receitas gluten free, existe uma dificuldade de substituição do trigo ao mesmo tempo que o produto final seja saboroso e macio, por exemplo. Se você gosta de se aventurar na cozinha e de fazer adaptações, provavelmente já fez um pão que mais parecia pedra como resultado! Um dos fatores da sua adaptação ter dado errado é porque geralmente essa substituição do trigo não é feita apenas por um outro insumo, mas sim por vários! 

Devido a esses procedimentos de garantia e qualidade citados acima é notável a influência no valor final dos produtos.

3- Dentro da Fábrica

Quando uma empresa é especializada em produtos aptos para celíacos, ou qualquer outra restrição, o exigido é que na fábrica não entre materiais que possam causar contaminação. Isso significa que as empresas especializadas podem fabricar apenas produtos livres desses itens, ou seja, o nicho de mercado acaba sendo menor e também influencia no aumento de custo do produto. Como exemplo, na Grani Amici não é permitido a entrada de nenhum elemento que possa causar a contaminação por glúten ou leite.

4- Insumos e Tecnologia

Lembra da substituição do trigo por outros insumos? Além disso, é necessário investimento em tecnologia e também muito estudo para que as adaptações sejam bem feitas e o resultado dos produtos sejam agradáveis, macios e gostosos! A Grani Amici investe nessa parte, pois sabe o quanto esses detalhes fazem a diferença no resultado final! Se engana quem acha que é simples tirar o trigo da receita!

5- Análise dos produtos

É necessário fazer análises constantemente por medidas de seguridade dos produtos. A Grani Amici compartilhou que as análises de seus produtos são feitas em diversos laboratórios e um deles, inclusive, fica localizado nos Estados Unidos. Essas análises são parecidas com as que os fornecedores da Grani Amici fazem, para comprovar a inexistência de contaminação por glúten e leite. A testagem em diversos laboratórios é muito importante, assim é possível comparar os resultados e ter o máximo de controle!

6- Refeições e Colaboradores

Com a entrada de novos colaboradores em empresas do ramo sem glúten é necessário e muito comum fazer um treinamento com os novos integrantes da equipe para explicar sobre o assunto, desde o que é a Doença Celíaca e o que é contaminação cruzada. Além disso, é importante esclarecer quais cuidados devem existir dentro da empresa, como não levar nenhuma comida com glúten para o trabalho, para não haver riscos de contaminação.

Na Grani Amici funciona assim: os novos funcionários passam por esse treinamento e não podem entrar com nenhum alimento com glúten nas área de produção, no ambiente da cozinha e no escritório. É proibido a entrada de glúten em qualquer parte da empresa. 

Devido a esse protocolo de segurança, a Grani Amici oferece aos funcionários os produtos da própria marca para consumo e também fornece almoço para todos eles. Os fornecedores do almoço também passam por um rigoroso processo de avaliação, sendo necessário apresentação do laudo apontando a inexistência de glúten e leite para garantir a segurança de todo o processo produtivo dentro da empresa.

7- Pontos de venda

Os produtos gluten free já chegam nos pontos de venda com o preço mais elevados, caso comparados aos produtos com glúten, devido a todo o processo explicado anteriormente. Esses pontos aplicam uma margem de preço para vender e garantir o lucro, conforme acontece normalmente com qualquer produto que chega a esses locais. Porém, nem sempre existe a consciência dos donos desses estabelecimentos sobre esses produtos serem voltados para quem tem restrição.

A dieta livre de glúten foi associada à vida fitness e ao emagrecimento, refletindo diretamente na aceitação da sociedade quando a comunidade celíaca fala sobre a condição e suas restrições. Além disso, essa questão também influencia na precificação dos produtos em alguns estabelecimentos. Enquanto há anos atrás apenas pessoas com desordens relacionadas ao glúten procuravam por alimentos gluten free, atualmente é possível observar o crescimento da demanda vinda de pessoas que não possuem restrições, mas sim de pessoas que buscam uma vida fit. E tudo bem escolher não consumir glúten sem ter problemas relacionados a ele, desde que orientada por um médico ou nutricionista! Porém, com a procura crescente dessas pessoas por esses produtos, os pontos de venda visam ainda mais lucro e sobem o valor dos itens sem glúten na hora da venda, esquecendo, e até mesmo não tendo conhecimento, que aqueles produtos são destinados, à princípio, à pessoas com restrições alimentares.

Aqui, assim como no início da cadeia produtiva, é notório observar a importância da conscientização. Afinal, quanto mais pessoas souberem da Doença Celíaca e das restrições que envolvem a condição, mais cuidado, compreensão e carinho as pessoas vão ter!

Se você for acostumado a comprar esses produtos, independente da marca, procure comprar, se possível, em locais focados nos celíacos e em outras restrições, seja loja física ou on- line. Provavelmente você vai encontrar preços mais acessíveis!

Imagem disponibilizada pela Grani Amici para representar todas as etapas do processo produtivo da empresa.

Curiosidade!

Trabalho terceirizado

Talvez você já tenha se deparado com produtos sem glúten de marcas que não tem os celíacos como público alvo e ficado na dúvida se era ou não seguro consumir. E você tem toda razão em ficar preocupado! Em alguns casos existe de fato a rotulagem errada, mas em outros é possível que a empresa tenha ambientes diferentes de produção, um para os produtos sem glúten e outro para os produtos com glúten, não havendo contaminação cruzada entre eles. Ainda existe a possibilidade de terceirizar a produção, como é o caso de alguns pães da Wickbold, por exemplo.

A Wickbold não tem seu foco em restrições alimentares, mas enxerga essa necessidade e conseguiu viabilizar uma forma de nos atender. Caso a Wickbold optasse por ter uma fábrica somente para produzir os pães sem glúten, teria muitos gastos com o investimento em um novo local de produção, em maquinário, treinamento dos funcionários, etc. Todas essas escolhas influenciariam no preço final do produto que, muito provavelmente, poderia ser inviável para o público que a empresa deseja ajudar, ou seja, nós celíacos.

Por isso, assim como outras empresas, a Wickbold optou por terceirizar essa pequena parcela de seus produtos. E adivinha quem produz os pães sem glúten da Wickbold? Isso mesmo, a Grani Amici! 

Geralmente empresas que terceirizam alguma produção possuem verba maior e são maiores, logo conseguem distribuir para mais lugares do que uma empresa com público estritamente restrito. Esse modo de trabalho contribui para a distribuição e maior alcance dos produtos sem glúten para mais locais e, consequentemente, mais pessoas.

Confira abaixo o vídeo sobre o assunto:

O Não Contém Glúten agradece a Grani Amici e ao Gustavo, responsável pela área de Marketing da Grani Amici, pela atenção e pelo compartilhamento de informações!

Se você gostou desse conteúdo compartilhe em suas redes sociais! Assim, essas informações chegarão em outros celíacos e seus familiares, podendo ser útil para eles! Além disso, ao compartilhar, você ajuda o projeto!

Contribua com o Não Contém Glúten! Quem apoia com qualquer valor ajuda a manter  o Não Contém Glúten no ar e contribui para a produção e divulgação de conteúdos sobre a Doença Celíaca! Se você considera este trabalho útil para você e acha que ele pode fazer a diferença na vida de outras pessoas, faça uma doação. Assim, seremos capazes de produzir com mais frequência e fazer um conteúdo cada vez melhor!  Clique aqui para fazer uma doação ou entre em contato pelo e-mail naocontemglutendoc@gmail.com

Anuncie aqui! Temos opções de patrocínio em todo o Não Contém Glúten! Assim, o trabalho da sua empresa será divulgado, comunicando diretamente com o nosso público, qualquer pessoa envolvida com a Doença Celíaca ou com restrições alimentares em geral. Além disso, você estará contribuindo para a continuação da produção de conteúdo multiplataforma de qualidade que fazemos aqui no Não Contém Glúten! Associando a sua marca ao Não Contém Glúten você estará ajudando a levar informação de forma inovadora à comunidade celíaca e à sociedade, visando a conscientização da condição! Ficou interessado(a) em contribuir? Entre em contato com a gente pelo e-mail naocontemglutendoc@gmail.com e saiba mais!

Confira o trabalho do Não Contém Glúten em outras plataformas:

Instagram: @naocontemglutendoc ou pelo link https://www.instagram.com/naocontemglutendoc

Youtube: https://www.youtube.com/naocontemglutentv

Spotify: 

Não tem Spotify? Escute pelo Anchor: anchor.fm/naocontemglutencast

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.