Uma Madalena Gluten Free – Relato de Celíaco #2

Quebrando as fronteiras do Não Contém Glúten o Relato de Celíaco de hoje vem diretamente de Portugal! Conheça a história de Madalena, uma jovem portuguesa de 21 anos de idade diagnosticada com a Doença Celíaca há pouco tempo e que já virou inspiração nas redes sociais para outros celíacos de seu país. 

Madalena, jovem portuguesa de 21 que teve o diagnóstico recentemente.

A partir de setembro de 2019, Madalena começou a ter vômitos recorrentes e não conseguia se alimentar, pois sempre passava mal. Sentia – se sempre cansada, sem nenhum motivo aparente e chegou a perder 8 kg em um período curto de tempo. Preocupada, ela foi a procura de uma consulta médica e o atendimento foi feito pela única gastroenterologista que tinha vaga naquele momento. Devido aos sintomas que Madalena apresentava não foi possível, a princípio, imaginar que seu verdadeiro problema era a Doença Celíaca. Afinal, os poucos sintomas que ela sentia podem representar uma cartela grande de problemas relacionados ao intestino. 

A gastro de Madalena lhe pediu uma bateria de exames, incluindo o teste Iga anti-transglutaminase, necessário para o diagnóstico da condição celíaca. Ao receber o resultado desse exame, Madalena percebeu que os números estavam absurdamente elevados e pesquisou na internet o que poderia ser, antes mesmo de voltar ao médico para avaliação. Ao pesquisar e encontrar como possível resposta dos seus problemas a Doença Celíaca, Madalena entrou em pânico, pois não sabia nada sobre o assunto, apesar de já ter ouvido falar na condição. Durante o retorno de sua consulta a médica explicou o que ela provavelmente tinha, mas que ainda era necessário fazer mais um exame para confirmação: a biópsia. Seguindo as recomendações médicas Madalena fez o exame que faltava e, ao sair o resultado, houve a confirmação de que ela é mesmo celíaca. Segundo nossa personagem de hoje, foi uma enorme surpresa e de uma adaptação muito difícil, mas que ao mesmo tempo ela não poderia ter tido uma médica melhor.

Logo após a conclusão do diagnóstico foi indicado que Madalena procurasse a APC (Associação Portuguesa de Celíacos) e ela rapidamente agendou uma consulta com uma nutricionista da associação. Segundo ela, as dúvidas eram tantas que a consulta durou mais de uma hora. Com bons profissionais em seu acompanhamento, Madalena iniciou a dieta isenta de glúten logo após as consultas e de ter tirado suas dúvidas. Ela relata que desde o início de sua dieta, em dezembro de 2019, até março ela passou por diversas comemorações, como o Natal e festas de aniversário, além de algumas viagens. Segundo ela foi muito assustador pensar que todos esses eventos tinham que mudar de alguma forma, seja com ela se planejando muito, pesquisando novos alimentos e restaurantes e também não podendo mais comer o mesmo que as pessoas ao seu redor.

O pior, segundo Madalena, foram as viagens. Durante o período citado anteriormente ela visitou cerca de 9 cidades da Europa, entre elas Viena, Bruxelas e Varsóvia. A sensação que ela teve foi de que nessas cidades mencionadas anteriormente, os estabelecimentos e as pessoas não sabiam o que é Doença Celíaca, não sabiam indicar se ela podia consumir algo ou não. inclusive, Madalena ficou com medo de ter sido enganada em algum momento por alguém alegando que as comidas não tinham glúten e que eram seguras, apenas para ela poder consumir. Para ela foi um grande desafio.

Madalena relata que não acha fácil sair em Portugal para lanchar ou jantar fora, pois além das poucas opções por perto dela, tudo tem o preço mais elevado. Além disso ela diz que nos supermercados há pouca variedade de produtos seguros. E o pior para ela é sentir saudades do pão, pois não consegue encontrar pães sem glúten que sejam tão gostosos quanto os que ela costumava comer antes do diagnóstico.

Como indicado no início do texto, Madalena virou inspiração para outros celíacos de Portugal! Após poucos meses de seu diagnóstico ela criou um perfil no Instagram, o @umamadalenaglutenfree, para dar dicas e receitas para pessoas que assim como ela não podem consumir glúten. Seu objetivo é contribuir para a comunidade celíaca e ajudar a conscientizar quem ainda não sabe sobre a existência da condição e também quem faz piada sobre o assunto sem entender a gravidade da situação.

A ideia de criar um perfil no Instagram surgiu após o confinamento de Portugal devido a pandemia do novo coronavírus. Isolada em casa o dia todo, seguindo as recomendações de enfrentamento do Covid – 19, Madalena descobriu que consegue cozinhar bem e improvisar na cozinha para fazer deliciosas receitas sem glúten enquanto ajuda outros celíacos! Uma excelente iniciativa!

Esse foi o Relato de Celíaco de hoje! O Não Contém Glúten agradece a Madalena pelo seu relato e iniciativa!

Se você gostou desse conteúdo compartilhe em suas redes sociais! Assim, essas informações chegarão em outros celíacos e seus familiares, podendo ser útil para eles! Além disso, ao compartilhar, você ajuda o projeto!

Se você tiver interesse em compartilhar seu relato com o Não Contém Glúten envie um e-mail para naocontemglutendoc@gmail.com com um pequeno resumo sobre sua história. Iremos selecionar alguns relatos para serem compartilhadas no Blog!

Contribua com o Não Contém Glúten! Quem apoia com qualquer valor ajuda a manter  o Não Contém Glúten no ar e contribui para a produção e divulgação de conteúdos sobre a Doença Celíaca! Se você considera este trabalho útil para você e acha que ele pode fazer a diferença na vida de outras pessoas, faça uma doação. Assim, seremos capazes de produzir com mais frequência e fazer um conteúdo cada vez melhor!  Clique aqui  para fazer uma doação ou entre em contato pelo e-mail naocontemglutendoc@gmail.com

Anuncie aqui! Temos opções de patrocínio e parceria, nas quais você pode divulgar seu trabalho enquanto contribui para a continuidade do nosso! Para mais informações entre em contato pelo e-mail naocontemglutendoc@gmail.com

Confira o trabalho do Não Contém Glúten em outras plataformas:

Instagram: @naocontemglutendoc ou pelo link https://www.instagram.com/naocontemglutendoc

Youtube: https://www.youtube.com/naocontemglutentv

Spotify: 

Não tem Spotify? Escute pelo Anchor: anchor.fm/naocontemglutencast

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.