No mundo fascinante da tecnologia, uma nova ferramenta vem em socorro dos celíacos e sensíveis ao glúten. Trata-se de um chatbot, um programa de computador que simula um ser humano na conversação com as pessoas no aplicativo Whatsapp. Nesse caso específico, sua função é ajudar a encontrar locais com alimentos sem glúten mais perto de onde essas pessoas estão.
O autor da novidade é Leo Velozo, profissional de design e programação. Trabalhando com tecnologia há mais de uma década, hoje dedica-se à uma empresa de consultoria. Devido à sua formação de designer, sempre esteve envolvido com a criação de produtos. E especializou-se em produtos digitais.
A inspiração partiu de sua própria experiência. Leo foi diagnosticado com doença celíaca aos dois anos de idade, e convive com essa condição praticamente a vida toda. Como sempre viajou muito a trabalho, frequentemente enfrentava dificuldade de encontrar lugares adequados para se alimentar. E, invariavelmente, se expunha à contaminação cruzada.
Durante suas viagens, mesmo pesquisando no Google as dificuldades persistiam. E ele conta que já passou muita raiva. Um exemplo: há pouco tempo estava em São Paulo e só foi descobrir que estava na esquina de um local gluten free, que há muito ele queria conhecer, quase no último dia da viagem. Coisas desse tipo já aconteceram várias vezes. Mesmo fazendo o mapa e tentando se localizar, na sua opinião, como a pessoa não é do lugar e não o conhece bem, isso pouco ajuda em algumas ocasiões.
Foi a partir desses incidentes que pensou em salvar dentro de um mapa mais ‘inteligente’ a localização de estabelecimentos gluten free. Armazenadas, as informações seriam compartilhadas, fornecendo orientações seguras ao usuário, do tipo – ‘você está a quatro quilômetros de tal lugar’. O chatbot é isso. A pessoa entra e conversa com ele.
Leo garante que o uso da ferramenta é muito simples. Basta mandar sua localização ou seu CEP e ele vai te retornar os lugares que estão perto de você. Como é programado com base na proximidade, caso não encontre locais próximos informará isso. E ainda dá a opção ao usuário de fazer o cadastro de locais apropriados. “A magia está nisso”, entusiasma-se.
A ferramenta funciona em uma via de mão dupla. O usuário pede a localização de locais, mas também pode cadastrar lugares. Aí entra o trabalho de curadoria da equipe responsável. A partir da listagem enviada pelos usuários, eles conferem se o local indicado é realmente adequado. Se estiver tudo certo o estabelecimento passa a integrar a base de dados.
Mas os sonhos não param aí. “A ideia é mapear todos os lugares do mundo aptos para os celíacos. Pode parecer quase impossível, mas a visão é essa”, conta animado. Disponibilizar essas localizações de uma forma atualizada. A ferramenta em breve será disponibizada aos usuários. A equipe, composta por mais duas pessoas, Vinicius Bretas e Paulo Abreu, co-founder, está finalizando os últimos ajustes.
O projeto tecnológico focado no mundo ‘sem glúten’ tem mais uma ambição. O desenvolvimento de um modo ‘explorador’. Ao passar perto de um comércio adequado, se estiver conectado ao modo explorador, o usuário recebe um aviso. Esse ainda não é um produto, mas já há alguns experimentos. “Em vez do usuário encontrar o local, o local é que vai encontra-lo”, pondera Leo.
Se o céu é o limite para os avanços da tecnologia digital, sonhar pouco é bobagem.
Para você conversar com o LEO, a inteligência artificial citada acima, para descobrir locais sem glúten próximos de você ou sugerir novos estabelecimentos, basta clicar no link a seguir: https://bityli.com/falarcomleo.whatsapp
Você também pode escanear o QR code abaixo para iniciar a conversa:
Além disso, os fundadores do projeto estão abertos a parcerias. Eles possuem dados comportamentais sobre locais mais procurados, bairros e horários de busca, por exemplo. Com essas informações é possível com que os donos de estabelecimentos consigam melhorar o desempenho de suas empresas. Para saber mais, fale diretamente com o Leo Velozo através do e-mail ou número a seguir: leo@velozo.me – (31) 99190 5250.