Aos 6 meses de idade, durante o período da introdução alimentar, Kethleen Formigon, a realizadora do projeto Não Contém Glúten, começou a ser internada frequentemente em Juiz de Fora, cidade vizinha de Santos Dumont, onde morava. Dentre os sintomas era apresentado distensão abdominal, dores, vômitos, diarreias e anemia. Os médicos do HU-UFJF, onde ela ficou internada, decidiram que a melhor solução para eliminar a anemia seria com uma dieta baseada principalmente em pão e macarrão, alimentos que contém glúten. Os meses se passaram e a saúde de Kethleen não apresentava melhoras e, segundo a equipe médica, todos os possíveis exames tinham sido feitos e não apontaram a causa dos problemas.
Apenas aos 3 anos de idade, quando seu estado de saúde ficou crítico, é que a Doença Celíaca foi cogitada e o diagnóstico foi finalmente feito. Porém, naquela época, por volta de 2001, não foi feita nenhuma orientação além da necessidade de retirar o glúten da dieta, como o cuidado com a contaminação cruzada, por exemplo. Essa situação ocasionou com que Kethleen tivesse diversos problemas ao longo de sua vida, como a Dermatite Herpetiforme, o hipotireoidismo e a tireoidite de Hashimoto. Você pode conferir toda essa história na série de 3 vídeos sobre o diagnóstico da produtora de conteúdo.
Confira abaixo o primeiro vídeo sobre o tema! Nele você vai conhecer a história de Kethleen até o momento do diagnóstico, entender a importância do acompanhamento médico e nutricional e como a falta de orientação pode implicar no surgimento de diversos outros problemas ao longo da vida.
Se você gostou desse conteúdo compartilhe em suas redes sociais! Assim, essas informações chegarão em outros celíacos e seus familiares, podendo ser útil para eles! Além disso, ao compartilhar, você ajuda o projeto!
Se você tiver interesse em compartilhar seu relato com o Não Contém Glúten envie um e-mail para naocontemglutendoc@gmail.com com um pequeno resumo sobre sua história. Iremos selecionar alguns relatos para serem compartilhadas no Blog!
Contribua com o Não Contém Glúten! Quem apoia com qualquer valor ajuda a manter o Não Contém Glúten no ar e contribui para a produção e divulgação de conteúdos sobre a Doença Celíaca! Se você considera este trabalho útil para você e acha que ele pode fazer a diferença na vida de outras pessoas, faça uma doação. Assim, seremos capazes de produzir com mais frequência e fazer um conteúdo cada vez melhor! Clique aqui para fazer uma doação ou entre em contato pelo e-mail naocontemglutendoc@gmail.com
Anuncie aqui! Temos opções de patrocínio e parceria, nas quais você pode divulgar seu trabalho enquanto contribui para a continuidade do nosso! Para mais informações entre em contato pelo e-mail naocontemglutendoc@gmail.com
Confira o trabalho do Não Contém Glúten em outras plataformas:
Instagram: @naocontemglutendoc ou pelo link https://www.instagram.com/naocontemglutendoc
Youtube: https://www.youtube.com/naocontemglutentv
Escute ao Não Contém Glúten Cast no Spotify:
Não tem Spotify? Escute pelo Anchor: anchor.fm/naocontemglutencast
Qual a especialidade médica para diagnóstico E tratamento. Tenho distensão abdominal m, mas não tenho diarreia e sim muita prisão de ventre. Muita dificuldade para funcionar o intestino, além de refluxo e esofagite. Dia nas juntas e calcanhar
Busque por um gastro!