Mídia e celíacos: como a doença celíaca é representada?

Você com certeza já se deparou com alguma reportagem dizendo que a dieta sem glúten é a nova queridinha dos famosos. Ou que muitas celebridades estão aderindo a esse “novo estilo de vida” em prol de ter mais bem-estar e saúde, certo?

Pois é, a doença celíaca vêm sendo tratada pela mídia como algo glamouroso e, muitas vezes, entrelaçada à uma dieta para emagrecimento, mascarando o que de fato é a condição.

No blogpost de hoje vamos falar um pouco mais sobre como os celíacos são representados na mídia e os problemas e interpretações equivocadas da doença.

Alguns exemplos de manchetes:

A dieta que as pessoas com alguma desordem relacionada ao glúten são muitas vezes tratadas como uma dieta da moda, como se fosse algo positivo e super saudável na vida de famosos. Porém, os acometidos a essa condição lidam com muitos transtornos e com diversas dificuldades no dia a dia. Além disso, a “dieta” sem glúten é o que garante a sua sobrevivência e não se trata de uma opção ou escolha saudável. 

Consequências da má interpretação da doença

Ao tratar os celíacos e a restrição ao glúten como algo positivo e glamouroso, a mídia acaba por esconder as dificuldades do dia a dia e, principalmente, como essa questão é essencial para a sobrevivência dos acometidos pela doença. Com isso, passam uma imagem errada sobre a doença para os leigos no assunto e que podem ter uma visão equivocada sobre os celíacos e sobre a doença em si.

É preciso diferenciar o que é uma opção para o que é questão de sobrevivência, no caso da doença celíaca e demais desordens. Por isso, muito cuidado com todas as notícias que são divulgadas nas redes sociais e mídia e sempre consulte o seu médico em caso de dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.